Como se preparar para a consulta?
- Laís Medeiros
- 30 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

A partir do momento em que você agenda uma consulta comigo, saiba que teremos um bom momento para conversar sobre seus problemas de saúde e todas os seus aspectos. Com calma, vamos ter relembrar seu histórico médico, discutir pontos importantes dos problemas atuais e planejar seu tratamento da melhor e individualizada maneira possível.
No entanto, preparar-se para a consulta pode tornar a visita mais eficaz e produtiva. Por isso, é importante atentar para alguns pontos:
Faça uma lista de seus sintomas: Anote todos os sintomas que você está sentindo, desde náuseas, falta de apetite, até a urina com coloração diferente da usual. Essas informações podem ajudar a entender melhor sua condição e identificar possíveis problemas.
Anote suas perguntas: Prepare uma lista de perguntas que você gostaria de fazer na consulta. Dessa forma, você não esquecerá de nenhuma pergunta importante durante a consulta.
Traga seus exames médicos: Se você tiver feito exames de sangue, urina ou imagem recentemente, traga os resultados para a consulta. Essas informações podem ajudar o nefrologista a entender melhor a sua condição. A maior parte das doenças renais são assintomáticas. Por isso, é importante trazer seu histórico médico e exames anteriores.
Prepare uma lista de medicamentos que está tomando: Anote todos os medicamentos que você está tomando, incluindo suplementos e vitaminas. Informe sobre qualquer reações adversas ou efeito colateral que esteja experimentando.
Se você não souber informar todas as questões necessárias ou não se sentir confortável, traga um acompanhante que possa te ajudar nisso. O acompanhante é necessário principalmente nos casos em que o paciente não consegue desempenhar algumas atividades do seu dia a dia sozinho, como organizar os próprios remédios.
Para evitar erros na aferição da pressão arterial, não pratique exercícios físicos, evite fumar, comer, beber cafeína nos 30 minutos que antecedem nossa visita. Além disso, se possível, entre na consulta com a bexiga vazia. Tudo isso, ajuda na precisão na hora de medir a pressão.
Lembre-se de chegar à consulta com antecedência. Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a tornar sua consulta com um nefrologista mais produtiva e eficaz.



Comentários